O que PROCURAM AS PESSOAS? Estarem motivadas, alcançar os objetivos, concretizar os sonhos, serem felizes... etc.
E os valores humanos onde ficam? O que dizem os pais hoje aos filhos ou o que procuram ensinar?
Diálogo em família, sentar à mesa, falar das experiências passadas, contemplar um momento de silêncio à noite na varanda da casa, fazer isso tournou-se algo obssoleto, sem fundamento.
A tecnologia entrou nas casas, na vida, "nas mãos de todos". Não há mais tempo para sentimentos, para abraços, para "jogar conversa fora", pois o mundo é dos "rápidos", dos que detém o tal conhecimento. HÁ OS QUE DIZEM: "Corram, estudem, se aperfeiçoem pois há uma verdadera multidão se aperfeiçoando para tomar o seu lugar na vida profissional, social, etc..". É evidente que precisamos nos esforçar, estudar, batalhar, MASSS não com esse medo medíocre de perder, de ficar para traz. O medo de perder é que faz as pessoas se tornarem ainda mais egoístas, menos humanas, mais auto suficientes. O medo de perder algo é que traz às pessoas tantas angústias e frustrações.
Tenha medo de perder sim, mas de perder a PAZ. A falta de paz é o que de fato traz a melancolia humana à tona. Ter mais dinheiro, menos dinheiro, tudo isso é consequência, não é o fim, não é o fundamento da felicidade. Se assim foce não teríamos filhos de milionários colocando seus velhinhos em asilos; não teríamos irmãos se matando na divisão de herança; não teríamos famílias totalmente separadas porcausa de algumas notas a mais.
Tenha medo de perde a PAZ, por deixar sua família de lado. Tenha medo de perder a PAZ por maltratar os que dependem de você, por trair sua própria consciência, por não acreditar que um sono tranquilo e um despertar sereno substitui todos os psiquiatras, psicólogos e outros tantos que sobrevivem FALANDO O QUE JÁ SABEMOS, ou seja: "Tenha uma vida equilibrada, goste mais de você, aprenda a agradecer, valorize as pessoas que te amam, perdoe mais, magoe menos, não gaste mais do que recebe, aprenda a compartilhar..." e tantas outras coisas mais que podem ser faladas.
Em fim, O QUE PROCURAM AS PESSOAS? O que nós procuramos?
Deixamos de enchergar o que já está ao nosso alcance. O que as pessoas procuram para serem felizes já possuem desde o momento em que foram concebidas. Todos procuram sentir a vida como ela é, mas muitos a podam na sua excência e ficam com medo de encarar que a EXCÊNCIA da vida, no que procuramos para sermos felizes é simplesmente o AMOR. Quem não o tem por sí mesmo jamais terá pelos outros. Quem não o tem pelos outros, jamais terá por sí mesmo.
Tenha mais tempo para você. Fique mais na varanda conversando. Acredite sempre que nas coisas simples da vida é que está o sentido verdadeiro da felicidade. A MÁQUINA simplesmente te transformará em mais uma MÁQUINA, jamais te dará um coração.
Abraços,
Juceli Loch.