NÃO SOMOS FEITOS PARA A SOLIDÃO

NÃO SOMOS FEITOS PARA A SOLIDÃO
O FIM DA SOLIDÃO ACONTECE QUANDO VAMOS AO ENCONTRO DO OUTRO (na imagem estou com as pessoas que mais amo, minha família)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ALGUNS SE SUICIDAM SEM MORRER

Assustadoramente vemos pessoas se suicidando.
Motivos existem? Quem somos nós para fazer qualquer tipo de julgamento. O que falta à estas pessoas para chegar a um fim tão trágico?
Não sou médico, nem tão pouco especilista em comportamento humano para poder fazer uma análise técnica ou clínica. Comento como leigo, igual a tantos outros que tiram suas conclusões.

Podemos citar uma lista gigantesca de causas, que possa levar um ser humano à atitude extrema de tirar a própria vida.  Existem sim casos em que a pessoa está acometida de uma crônica depressão e que as atitudes se tornam involutárias, principalmente se este mesmo indivíduo interrompe o tratamento clínico psiquiátrico.

O que te faz ficar triste?
Todos temos altos e baixos, dias bons e dias não tão bons. Procurar a solução para os problemas deve ser o natural de todo ser humano. Porém, há muitas pessoas que passam o dia achando apenas "os problemas", se tornam vitimas das próprias atitudes, forma uma "bola de neve" diante das buscas não acertadas na vida, se depara com "nãos" e contrariedades e não consegue aceitar.

Há pessoas que são podadas em tudo o que fazem, muitas vezes pelos próprios familiares. Não é permitido a elas uma vida social, um envolvimento com outros. Vivem diariamente executando a mesma rotina e quando saem um pouco fora do caminho trilhado se sentem perdidas.

Existem as que se fecham. Quando alguém pergunta: "Como você está, como está sua vida, está tudo ok?", a resposta está sempre na ponta da lingua: "está tudo certo, sem problema algum".   Fala assim como uma forma de fazer com que o diálogo não continue e com um pensamento bastante arcáico: "De que adianta falar dos meus problemas, ninguém vai resolver por mim".    Com certeza não podemos resolver totalmente os problemas uns dos outros, cada um vive a sua realidade, sente as suas alegrias e angústias próprias, MASS, podemos escutar.   O fato de falar, de fazer com que alguém "de confiança mesmo", escute, evita uma imensidão de transtornor pessoais.   Quando não há pessoas íntimas, de confiança para desabafar os problemas do dia a dia, é necessário que profissionais especializados sejam procurados.

Achei aqui uma das maiores causas do suicídio: "O silêncio".
Há quem passa a viver como o caracol, envolvido na própria carcaça.
Para o mundo dá sorrisos, para sí mesmo apenas lágrimas.
Eu, você, todos dizem: "Eu quero ter a felicidade, quero realizar meus sonhos, quero amigos, quero que no trabalho tudo esteja dando certo, quero que as pessoas me compreendam, preciso que me escutem, quero ter uma boa equipe, eu quero..... etc", e nestes "queros" da vida as pessoas seguem. Não comprendem que uma pequena mudança no vocabulário muda muita coisa.

- No lugar do "eu quero ter a feliciade", que tal dizer "eu quero ser a felicidade das pessoas que estão à minha volta, respeitar essas pessoas, acreditar que quando olho o mundo pelo lado positivo, passo a enchergar a mim mesmo de forma positiva, encontrando a felicidade dentro de mim, sendo a felicidade, sem querer buscar apenas fora".

- No lugar de "quero realizar meus sonhos", passemos a sonhar junto com os que estão a nossa volta, pois ninguém é uma ilha, não somos felizes sozinhos. Tenhamos a "boa inveja" e nos espelhamos nas pessoas que não ficam apenas no sonho, mas expressam no semblante, nas atitudes, que a alegria de viver não está apenas nos sonhos, mas nos detalhes bem vividos da vida.

- No lugar de "eu quero amigos", troque por "eu devo ser amigo". Não lamente se ninguém te procura, lamente sim se você não se aproximar do outro. Mas não se aproximar com interesses sujos, mesquinhos, maquiavélicos, somente para ter vantagens pessoais. Esta aproximação te destruirá muito mais do que ao outro. Seja norma, apenas normal, agindo com sinceridade. Se não possuir essa qualidade, a sinceridade, poderá até sorrir muito, demonstrar muita alegria diante das pessoas, mas de forma alguma será feliz de verdade, pois não terá PAZ em MOMENTO ALGUm, pois ficará imaginando que todos são "iguais a você", PASSANDO seus dias a se cuidar, igual um assassino, que sempre imagina que outro virá com uma arma para matá-lo.

- No lugar de "quero que no trabalho tudo dê certo pra mim", diga: "Quero amar sempre o que faço, sendo parceiro de todos que estão à minha volta.  Não devo usar meu trabalho jamais como um meio de humilhar o outro, derrubar quem está no meu caminho, como um degrau para ter status".  Faça do seu trabalho um lugar sagrado. Cumpra a sua parte de forma bacana, honesta e não desmeressa o que o outro faz. Se pode fazer melhor, faça, mas em silêncio, pois as pessoas Compententes são percebidas. Mas não são percebidos somente pelo que fazem, mas PELO QUE SÃO. Há muitos "diplomados", doutores, pessoas com muitos cursos, um currículo de dar inveja, MASS, que  tiram ZERO na vida, quando o assunto é relacionamento. Não sabem respeitar, não sabem se colocar no lugar que estão. Acham defeitos em todos e em tudo, se aproximam de PESSOAS FRACAS, que se deixam induzir, formando "grupinhos para tramar", ou na verdade, grupinho de infelizes, porque pessoas felizes não tramam, apenas vivem. Pessoas de bem com a vida, profissionais que agem de forma humana, precisam apenas de pessoas verdadeiras ao lado, nada mais que isso.  As outras, não verdadeiras, não são necessárias, não somam para tornar os dias vividos melhores.

- No lugar de "quero que as pessoas me compreendam", podemos dizer: "Preciso compreender mais as pessoas, me colocar no lugar deles, saber entender o mitivo das suas atitudes para poder ajudá-la, apenas isso, ajudá-las".  Sabemos que temos diariamente a tendência também ao erro. Erramos tentando acertar, erramos às vezes por fechar os olhos para o que é certo e por muitos outros motivos. Voltar ao caminho certo, após um erro cometido é o maior desafio, pois é natural do ser humano não aceitar as próprias falhas. Nem todos irão nos compreender e nem devem, quando "pisamos na bola", como se diz na gíria. Devemos sim compreender que os outros tem o direito de nos criticar, de apontar nossas falhas e temos o dever nos corrigir. Se não fizermos isso, passaremos nossos preciosos dias errando, caindo, vacilando e imaginando que estamos certos, mesmo o mundo nos condenando. Então, compreendamos mais quem está à nossa volta, sejamos menos egoístas neste sentido. Mas isto não quer dizer que devemos compreender as pessoas que agem com maldade, de forma alguma, destas pessoas temos apenas que nos afastar, nos afastar muito, pois não acrescentam em nada na nossa vida, não nos fazem falta.

- No lugar de "eu quero ter uma boa equipe", diga: "Eu quero ser o melhor na equipe que eu fizer parte, mas não o melhor para ser visto como o melhor, mas o que mais procura ajudar, demonstrar espírito de equipe mesmo, agindo com naturalidade, sendo apenas normal".  Há quem dá risadas quando se fala "sendo apenas normal". O fato é que há muitas pessoas nada normaisl, mostram a "cara que convém", conforme o momento; agem de acordo como o vento toca. Desmerecem uma equipe de trabalho, falam mal dos que estão à frente, mas tem a "cara de pau" de se dizerem aptos para "integrar a equipe", serem líderes junto à equipe. O respeito às pessoas é o primeiro grande requisito para fazer parte de uma equipe. Quando este requisito fica em último plano, posso até ser apto para o trabalho, ter experiência, mas não terei pessoas ao meu lado. Quando trato alguns da equipe de uma forma e outros de outra maneira, para ter mais vantagens, estou muito longe de ser um verdadeiro líder. A ganância, a língua que existe mais para caluniar e tramar do que para ajudar na pronúncia de palavras que aproximam as pessoas jamais conseguirá falar de forma que todos possam respeitar. Então, se você quer ter uma boa equipe, seja "algúem na equipe", alguém que tenha o respeito da maioria. Se não for respeitado pelos que agem com maldade, não se preocupe, estas pessoas podem até atrapalhar, mas, mesmo que não percebam, todos sabem como elas são, não possuem o respeito da maioria e jamais possuirão, se não mudarem radicalmente. Pretende mesmo ter uma boa equipe de trabalho ou ser respeitado na sua equipe? Respeite, apenas faça isso. Não saia "pelos becos" falando, caluniando, interpretando todos de forma errada, fofocando e não assumindo as fofocas que faz, sirva mais do que busque ser servido.

Diante das palavras aqui talvez você esteja se perguntando: "Mas o que tudo isso tem haver com suicídio ou com o tema que diz que alguns se suicidam sem morrer?"

Posso esclarecer que nas buscas feitas de forma consciente, honesta, sabendo também que há possibilidades de perdas, dificilmente alguém irá "cair", se afundar em um mar de decepções. As pessoas devem estar preparadas para ganhar, mas muito mais para perder. Quando sabemos perder passamos a analisar os motivos, onde erramos e buscamos ser melhores. Quando não sabemos perder, buscamos apenas o erro dos outros, nos tornamos vitimas, coitadinhos neste mundo. Passamos a "estragar" quem está à nossa volta, sem saber que estamos nos destruindo. 
Então podemos dizer que "ALGUNS SE SUICIDAM SEM MORRER", matam as possibilidades de serem de fato felizes.  Podem suas espectativas, mas antes tentam derrubar as oportunidades dos que estão à sua volta.
Os que cometem o suicididio literalmente não podem por nós ser julgados. Estes não podem se defender, não estão mais entre nós. Podemos refletir apenas sobre como estamos conduzindo nossas vidas. Podemos nos perguntar sobre o que fizemos e deixamos de fato de bom  para os que ficarão depois denós. 

Na luta entre o bem e o mal, não lute muito, procure apenas ser o bem, pois o mal "se suicida em vida, sozinho", mata as próprias possibilidades de ser feliz.

Dar o perdão, pedir perdão, errar menos, amar mais, cobiçar menos, não agredir, saber escutar, expor as angústias, FUGIR DAS PESSOAS NEGATIVAS, se alimentar "do bem", talvez esses possam ser alguns dos caminhos para viver, viver "em vida".



Abraços do amigo,

Juceli Loch.













Nenhum comentário: